14 temas para indústria do setor de hortifrúti crescer em 2021

Imagem da página 14 temas para indústria do setor de hortifrúti crescer em 2021

14 temas para indústria do setor de hortifrúti crescer em 2021

Inimaginável como 2020 mudaria completamente a forma como negociamos, entre nós e com os consumidores. Hoje há uma preocupação sobre a economia mundial, pois as estimativas indicam que o crescimento econômico global pode cair de 3% a 6% em 2020. Uma recessão econômica global certamente trará um ambiente inflacionário. 

            A PMA (Produce Marketing Association) – entidade que representa a indústria de flores, frutas, legumes e verduras – elencou em 14 os principais tópicos debatidos globalmente, além da questão econômica. Esses tópicos foram apresentados durante o PMA Fresh Summit Digital, evento digital com 64 países, 370 expositores e 8 mil solicitações de reuniões.  Esses pontos foram resumidos, no último PMA Talks Brasil, realizado em 29 de outubro:

  1. Segurança do Alimento - Há muito a debater ainda, trazendo luz inclusive aos microbiológicos.
  2. Rastreabilidade - a questão da rastreabilidade e controle em sua empresa é uma demanda do consumidor
  3. Tecnologia - Tecnologia e genética mudarão o panorama da indústria produtora de alimentos, em cada aspecto do negócio. O setor passará por grandes transformações nos próximos 5 a 10 anos. Aqui no Brasil, existem pelo menos 338 start-ups de tecnologia agrícola ajudando a inovar todos os setores da agricultura, da fazenda à mesa.
  4. E-Commerce - O consumo em lojas on-line continua crescendo.
  5. Sustentabilidade - Consumidores se marcas aplicam soluções para a crise climática. As empresas devem incorporar a sustentabilidade como parte de sua proposta de valor. As que não estão reagindo, perderão a confiança dos consumidores.
  6. Saúde - Uma mudança nos hábitos dos clientes: consumos saudáveis para si e suas famílias, por isso os supermercados estão vendendo mais frutas e vegetais.
    Continua depois da publicidade
    Cozinhar em Casa - aumentou a curiosidade em assuntos culinários, acompanhado de postagens dos pratos nas redes sociais. Investir em receitas que incluam FLV em todas as refeições.
  7. Consumidor Responsável - O consumidor está mais austero em suas ações de compra. Isso aumentará a pressão em preços e promoções agressivas em supermercados. Há uma clara mudança nos padrões das compras por impulso.
  8. Fresh Cut – Produtos frescos já cortados e embalados para o consumo voltará a crescer, à medida que as pessoas retornem aos escritórios e haja aberturas de áreas de lazer.
  9. From Farm to Fork  - Preferência por alimentos e produções locais. Muito forte na Europa e ganhando força nos EUA e já é uma estratégia do consumidor brasileiro.
  10. Olhar para o que é ‘Alimento Essencial’ - gerar confiança e empatia do consumidor, apelando para o desejo de transformar a saúde com o melhor produto.
  11.  Educação, Qualificação e Inclusão – educação para uma comunidade saudável, promover diversidade e inclusão por gênero, raça, identidade e mais.
  12. Investidores Financeiros - empresas de alimentos e agricultura estão demonstrando maiores retornos a acionistas do que muitos outros setores. Alimentos e o agronegócio são indústrias globais de 5 trilhões e tem um impacto econômico massivo, além do social e ambiental.
  13. Propósito -  Inspirar as pessoas a comerem mais frutas, verduras e legumes, assim como comprar mais flores para mudar os hábitos de saúde do mundo.

Destacando que 2021 será o Ano Internacional de Frutas e Legumes, com o objetivo de endossar a importância desses alimentos na dieta saudável e incluí-los em todas as refeições, o presidente do Conselho da PMA Brasil, Giampaolo Buso, analisa o desafio do setor: “Estamos diante de uma oportunidade para reforçar a importância da FFLV e empoderar o setor, enfatizando a comunicação em todos os níveis sobre a saudabilidade das frutas, verduras e legumes para sustentar o corpo e das flores para nutrir a alma e combater estresse emocional. É importante investir em tecnologia para a produtividade e oferecer melhor entrega ao consumidor, mas é preciso investir na educação em todos os níveis da cadeia e trabalhar de forma integrada. Aproveitar o aumento do e-commerce, mas entregar ao consumidor produtos rastreáveis para dar maior segurança do alimento”.

Fonte: MR-MinutoRural

(Foto: Shutterstock/Jornal Correio*/Reprodução)